Quem sobe e quem desce

julho 29, 2013 3:20 pm

O que controla nossos atos?

Não acredito que as pessoas sejam necessariamente honestas ou corruptas, nem acredito que existam pessoas boas e pessoas ruins, como dois grupos aparados, que não se falam. Acredito, isso sim, que existem aqueles que se preocupam em ser bons e, portanto, são vigilantes, e aqueles que não se importam com isso, expondo-se a maiores riscos.

Agir corretamente, portanto, é menos uma virtude e mais uma missão.
Por outro lado, o agir descomprometido é prova, antes de tudo, da preguiça do autor, que prefere sempre os atalhos (Já dizia sabiamente meu Avô Zequinha: se atalho fosse bom, era caminho).

Aí sim temos uma característica capaz de distinguir, na minha visão, umas pessoas das outras. Existem os mais preguiçosos e os mais esforçados. Por isso considero a preguiça o único defeito sem reparo, sem solução, sem saída.

A preguiça anula, cancela, destrói qualquer virtude. Não há pessoa honesta, não há pessoa fiel, nem a pessoa inteligente e, ao mesmo tempo, preguiçosa.

Quando encontro quem não tenha disposição para o trabalho e para o estudo, portanto, fico já desapontado, pois não sei o que um miserável desses pode fazer com sua própria vida.

A única coisa que resta ao preguiçoso é a contemplação de sua própria ruína.

Como, então, algumas pessoas tão evidentemente preguiçosas podem ascender na vida? Que caminho é esse que permite que essas pessoas ocupem as “vagas” de sucesso que deveriam pertencer a quem as merecesse? Se não há lugar para todos no “topo”, por qual razão gente tão desqualificada sobe e pessoas tão valorosas ficam?

Eu não tenho a resposta, mas tenho uma proposta: Cada um deveria cuidar de sua própria vida com atenção e dedicação de quem vigia um moribundo no leito de morte. Qualquer suspiro pode ser o último, e por isso deve ser observado, qualquer descuido pode significar a morte, mas em uma situação sempre tão precária, qualquer oportunidade pode significar melhora, qualquer chance deve ser aproveitada e todo o esforço deve ser feito.

Isso não impedirá os levianos de subir, mas garantirá que a vaga que eles usaram não foi a sua.

Comentários