Crime organizado, a Polícia nem tanto…

junho 2, 2016 11:57 am

Como é possível acreditar em um sistema fragmentado de policiamento, como o que continua existindo entre os vários estados do país?

Em minha última visita a uma delegacia me confirmaram que o confronto de mandados em aberto entre diferentes estados continua sendo um pesadelo, pois a falta de uma identificação nacional faz com que homônimos sejam uma constante sem que os sistemas das várias polícias seja capaz de separá-los.

Por outro lado, a capacidade de colaboração entre as diversas policias é precária, por falta de estrutura e de investimento.

Em tempos de organização a cada dia mais refinada da criminalidade, chega a ser desesperador visualizar a deficiência de investimentos e de condições técnicas de desenvolvimento de um trabalho compartilhado de inteligência.

A maior parte dos problemas de integração dos esforços policiais de investigação esbarra em problemas de orçamento ou burocracia, enquanto os índices de criminalidade continuam em alta.

A questão financeira não encontrará solução próxima, mas nossos políticos poderiam se sentir estimulados por isso passando a buscar ao menos soluções para o que eles mesmos podem resolver, removendo as barreiras legais e de vaidade que continuam a separar os esforços policiais.

Comentários