PROJETO DE LEI 411/2017 – PRIMEIRO TURNO

Votei contra

aprovado 01/08/2018


EMENTA: Dispõe sobre a utilização de faixas e corredores exclusivos de ônibus por vans e ônibus escolares no Município de Belo Horizonte.
AUTORIA: Ver.(a) Wesley Autoescola
EMENDAS: Há
QUÓRUM: maioria dos presentes
VOTAÇÃO: Simbólica

Posicionamento: Voto NÃO
Justificativa: Nos termos da manifestação da BHTrans, quando consultada em diligência pela Comissão de Transporte e Sistema Viário, o projeto deve ser rejeitado:

“[…] as pistas exclusivas operam hoje no limite que permite ao Sistema MOVE cumprir seu objetivo de manter a regularidade das viagens, o tempo reduzido em relação ao tráfego que circula nas pistas de tráfego misto e o conforto dos passageiros, fazendo com que o sistema apresente nível de qualidade compatível com as exigências da população de Belo Horizonte.

Os demais veículos ficam assim impedidos de circularem nessas pistas e faixas exclusivas dos ônibus, tendo em vista que o aumento da densidade de tráfego nessas pistas irá comprometer o desempenho dos ônibus, podendo, ainda, potencializar o risco de acidentes. Deve-se lembrar de que a distribuição de viagens de vans e ônibus escolares ao longo do dia ocorre em função dos horários de entradas e saídas dos turnos escolares, fazendo com que haja uma concentração dessas viagens em horários específicos do dia. Nesses horários de concentração de viagens, a densidade de veículos nas pistas irá aumentar significativamente com consequente interferência nas condições de circulação do MOVE.

Com o objetivo de preservar a qualidade ofertada pelo Sistema MOVE, para o qual ele foi concebido e, a segurança de seus usuários, a BHTRANS se posiciona de forma contrária à presente de lei”.

Acompanhe a Tramitação | Baixe o Projeto

Comentários