Campanha eleitoral com dinheiro público. Barulho por nada!

julho 22, 2014 5:37 pm

Mais um recorde de gastos com publicidade com campanha eleitoral foi batido pelo governo brasileiro. É dinheiro público, gasto com a promoção das “virtudes” do governo e dos governantes, com claro intuito eleitoral.

Para se ter uma ideia do tamanho do problema, o governo federal gastou quase R$ 800 milhões em maio e junho deste ano, contra praticamente a metade disso no mesmo período do ano passado.

A situação não é diferente nos governos estaduais, em que se somaram mais de R$ 300 milhões de gastos no mesmo período.

Para mim é muito claro que publicidade paga com dinheiro público deveria se resumir a campanhas educativas e não a campanha eleitoral, sendo ridículo acreditar que haja necessidade de se ficar propagando obras públicas inacabadas ou intenções de novos projetos, que muitas vezes nem saíram do papel.

Enquanto isso, continua faltando dinheiro para investimentos em segurança, em educação e em transporte público.

É inaceitável que os governantes usem nosso próprio dinheiro para nos enganar, com publicidade falsa, sobre o que só interessa para garantir a reeleição deles. Isso é que eu chamo de financiamento público de campanha eleitoral: gastar o dinheiro dos impostos para manter no poder quem está jogando esse dinheiro fora.

Comentários